Ambiente GEO da Prefeitura de Manaus ganhará prêmio internacional

O empenho da Prefeitura de Manaus em implementar o programa “Cidade Inteligente” será reconhecido no mês julho deste ano, durante a realização da “Esri User Conference”, o maior evento tecnológico de informações geográficas do mundo, que ocorrerá no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O município receberá o prêmio internacional “Special Achievement in GIS – Esri SAG 2019” por excelência no uso da plataforma ArcGIS – sistema de informações geográficas, que trabalha com mapas e informações georreferenciadas, utilizadas diariamente e que ajudam no sistema interno de secretarias e autarquias municipais.
O projeto de implementação do ambiente de geocolaboração nas secretarias municipais da capital amazonense obteve destaque entre outros 100 mil projetos e cases do mundo todo. A notável e premiada estrutura de georreferenciamento de Manaus vem sendo montada há cinco anos e já conta com uma infraestrutura coorporativa de integração de camadas com o compartilhamento de informações multifinalitárias entre os órgãos.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou que todo esse trabalho foi responsável por resultados positivos, ligados ao equilíbrio fiscal do município e ao fortalecimento institucional da prefeitura.
“Iniciamos essa proposta em 2013, no nosso primeiro ano de gestão, com foco no equilíbrio das contas públicas, que não seria possível sem investimentos em tecnologia de ponta. Aliado a isso, o nosso processo de desburocratização também começa a colher frutos, permitindo mais agilidade na abertura de empresas. Receber mais esse reconhecimento internacional e, mais uma vez, se tornar um case para outras instituições do Brasil e do mundo, é a prova de que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Arthur Neto.
Além de novas ferramentas, o programa inclui a capacitação de servidores e a criação de processos com metodologias integradoras e atualização contínua das bases em escritórios web e campo, considerados pilares para a construção de uma cidade inteligente.
“A partir das ferramentas de geocolaboração, a população manauara já desfruta de vários benefícios. Um deles está no procedimento de abertura de empresas, a chamada ‘Consulta Prévia’. A tecnologia GEO permitiu o desenvolvimento de um sistema bem mais rápido e eficiente”, destacou o subsecretário de TI, da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Richard Douglas.
O atendimento ao contribuinte do IPTU também está mais eficiente e rápido, segundo o subsecretário da Semef. “Antes era necessário o uso de três ferramentas para realizar apenas uma consulta de matrícula e cadastro de imóvel. Agora tudo é resolvido em questão de segundos por meio dos mapas, localizando rapidamente qualquer imóvel ou terreno da cidade”, explicou Richard.

Outras áreas
Por meio das informações georreferenciadas é possível ter a localização de escolas, unidades básicas de saúde, obras e até trânsito. Os gestores municipais dessas áreas já têm todas as informações por meio dos mapas para montar e colocar em prática suas ações estratégicas.
“A atuação do Manaustrans, por exemplo, tem como base as informações georreferenciadas dos mapas, que permitem identificar localidades com maior número de acidentes e congestionamento na cidade e, assim, programar de forma eficaz suas ações”, exemplificou Richard.

CCC
No futuro, toda a estrutura georreferenciada da cidade estará implantada no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que reunirá todas as secretárias da prefeitura. Ações de saúde, educação, meio ambiente, trânsito, finanças e outras estarão ainda mais integradas. O CCC será equipado com salas de monitoramento e gerenciamento de crises. O projeto está em andamento e deverá ser concluído até o final de 2020.

Destaque nacional
Para chegar até o reconhecimento internacional, a Prefeitura de Manaus já colheu vários reconhecimentos em eventos de geotecnologias de nível local e nacional. Em 2017, a prefeitura foi finalista do “Prêmio de Qualidade do Amazonas (PQA)”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Ano passado, o trabalho desenvolvido foi vencedor do “Prêmio de Excelência no Uso da Plataforma ArcGIS – EU Esri 2018”. No mesmo ano, Manaus também trouxe o “Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2018”, promovido pelo Ministério do Planejamento.
Vale destacar, que Manaus também foi escolhida como uma das cinco cidades brasileiras para desenvolver o projeto-piloto de cadastramento multifinalitário integrado do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). O projeto está sendo desenvolvido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Receita Federal.

Sobre o Prêmio ‘Esri SAG’
No rol de ganhadores do internacional “Esri SAG” estão grandes organizações brasileiras e órgãos como o Ministério dos Transportes, Telefônica, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, Vale e a vencedora do ano passado, Claro Telecomunicações. A premiação é promovida pela empresa americana Environmental Systems Research Institute (Esri), fundada pelo reconhecido guru das geotecnologias, Jack Dangermond. A Esri é líder mundial em sistemas de informações geográficas e criadora da plataforma ArcGIS, sistema multiplataforma de inteligência espacial, que permite a padronização, consulta e modelagem de bases, assim como mobilidade de campo, análise e publicação de mapas na web.