Servidor de carreira da prefeitura, Lourival Praia é o ‘Economista do Ano’

Servidor de carreira da Prefeitura de Manaus, o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Lourival Praia, foi eleito “Economista do Ano de 2019” pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM). A premiação acontece nesta quarta-feira, 14/8, a partir das 9h, no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam/AM), zona Centro-Sul.
O prêmio é mais um fruto da excelência em Responsabilidade Fiscal consolidada pelo município nos últimos anos. Segundo Lourival Praia, a atual gestão municipal transformou a capital em um case de prosperidade financeira. Ele afirma que toda dedicação à melhoria dos serviços prestados à população foi o que resultou no reconhecimento de seu trabalho pelo Corecon/AM.
“Eu estou me sentindo muito honrado e agradeço a todos os amigos que votaram. O fato de meu nome ter sido reconhecido é um reflexo das ações impactantes para a sociedade em que estive dedicado dentro da prefeitura e, principalmente, sob a liderança do prefeito Arthur Virgílio Neto. Essa não é uma vitória pessoal minha e sim um reconhecimento do desempenho da nossa gestão”, diz o economista.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), tem o intuito de proporcionar ambiência de negócios para geração de emprego e renda. Atualmente, com um orçamento que garante o equilíbrio fiscal, muitos benefícios surgiram através da credibilidade desse trabalho, conforme explica Praia.
“Nós tivemos um crescimento muito significativo nos últimos anos. Além de conseguirmos melhorar a arrecadação do ISS, do IPTU e do Alvará, implantamos uma nova nota fiscal, criamos novos processos de cobrança e de inteligência artificial, entre outras boas práticas. Dessa forma, conquistamos o crescimento da nossa receita própria, mantivemos as receitas repassadas pelos governos estadual e federal e estamos fazendo um trabalho muito grande na gestão das despesas, principalmente no combate de custeios desnecessários dos setores administrativos. Assim, nos tornamos uma das poucas cidades do país que têm condicionantes fiscais consolidadas”, destaca o secretário de Finanças.

Destaques
Esse é o segundo ano que servidores da Prefeitura de Manaus são homenageados como “Economista do Ano” pela Corecon/AM. No ano passado, o premiado para receber a comenda foi o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
Além desses, as boas práticas administrativas do Executivo municipal já foram reconhecidas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam), como a capital que mais atendeu à Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2017; em 2018 ganhou o prêmio “Foco Áquila de Gestão”; e neste ano ficou em primeiro lugar no “Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – 2019”, Categoria 5, concedido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), além de liderar o ranking “Cortes de Conta”, realizado pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

Sobre o economista
Com 23 anos de carreira no serviço público, Lourival Litaiff Praia é formado em Ciências Econômicas, com experiência na área de Finanças Públicas com ênfase em Política e Planejamento Governamentais. Em 2013, assumiu o cargo de subsecretário de Orçamento e Projetos da Semef da prefeitura. Após quatro anos, passou a exercer, como secretário de Finanças, a responsabilidade de colocar a capital em posição de destaque, por meio de avanços na gestão e modernização tributária.
“Ao longo desses anos passei por uma evolução na carreira dentro desta gestão. Todas as ações que foram feitas para a qualidade das finanças, o apoio da recuperação do regime próprio de Previdência, a melhoria da ambiência de negócio e, principalmente, o aumento de capacidade de investimento no município, só foram possíveis graças ao empenho do prefeito Arthur, a nossa gestão, os nossos secretários e, em especial, a equipe da Semef das áreas de Receita e Gestão de Despesas. Atualmente, nós somos uma das poucas cidades que vai investir nesses dois últimos anos R$ 2 bilhões. Não é qualquer cidade que vai fazer um investimento desse porte. Isso é resultado da gestão que foi realizada”, declara o secretário Lourival, dedicando a indicação como “Economista do Ano” ao prefeito de Manaus.