Sistema de compras eletrônicas já está disponível

As secretarias municipais já podem utilizar o Portal Compras Manaus (http://compras.manaus.am.gov.br/publico/) para lançamento de seus editais de compras de materiais ou contratação de serviços, por processo de compra eletrônica direta. A plataforma torna o processo de compras menos burocrático, além de facilitar para os fornecedores do município, que podem inserir sua proposta no sistema e negociar diretamente com os órgãos.
Emanuelle Alves, analista da Unidade Gestora de Compras Manaus (UGCM), explicou que para tramitar a proposta o fornecedor já deve estar cadastrado no sistema. Segundo ela, no momento em que os órgãos colegiados municipais lançam o edital, os empresários já recebem notificação sobre determinado serviço ou produto que está sendo requisitado.
“A vantagem da compra eletrônica é que a secretaria consegue visualizar mais de três orçamentos. Dependendo da quantidade de fornecedores, é possível comparar todas as propostas. Além disso, o valor pode ser negociado. No próprio site existe um chat onde o responsável pela compra pode conversar com o fornecedor e assim conseguir reduzir ainda mais o custo”, disse Emanuelle.
Qualquer dúvida, o colaborador interessado em utilizar o site para realizar compras ou solicitar cotações, pode entrar em contato com a UGCM por meio do número 3215-6390. “Estamos aqui para dar total suporte e apoio. Basta nos procurar que daremos as devidas orientações. O sistema está disponível para facilitar o trabalho de todas as secretarias.”, declarou.
Em agosto a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) utilizou o site Compras Manaus para a aquisição de materiais de sinalização. O responsável pelo setor de compras do órgão, Thiago Gomes, confirmou a celeridade na tramitação do processo. “Foi uma experiência muito boa. Consegui realizar a compra dos materiais por um preço bem em conta. Foi uma experiência muito positiva e indico que as demais secretarias utilizem o serviço”, avaliou.

Foto e Texto: Robson Adriano – ASCOM SEMEF