Institucional

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno – SEMEF, objetivando disponibilizar um sistema emissor de Notas Fiscais de Serviços que melhor atenda às necessidades das empresas, consumidores e fisco na prestação de serviços, que seja simples e ágil, passará a utilizar o sistema de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e, compartilhado com a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas – SEFAZ/AM, tendo como diferencial a utilização de única Nota Fiscal nas operações conjuntas de vendas de mercadorias e de prestações de serviços. Este sistema de Notas Fiscal eletrônica, modelo 65, é voltado especialmente para prestação de serviços para consumidor pessoa física.
A NFC-e deverá ser emitida no momento da prestação de serviço. Ela é o documento que registra para todos os fins as operações de prestações de serviços. Serve para o empresário comprovar o seu faturamento para fins societário e fiscal, para o consumidor comprovar que contratou e pagou por um serviço e também para o Fisco identificar a base de cálculo do Imposto Sobre Serviços – ISS.
De existência apenas digital, emitida e armazenada eletronicamente, a NFC-e passará a documentar em Manaus, além das operações de vendas de mercadorias, as vendas de serviços para tomadores de serviços ocorridos no estabelecimento da empresa, no domicílio do tomador de serviços e pela internet ao consumidor final, principalmente às pessoas físicas.
A NFC-e é, hoje, o modelo mais simplificado de Nota Fiscal, permitindo a emissão do documento de forma muito rápida e a um custo baixíssimo.
Este Sistema de Nota Fiscal atende tanto os interesses do empresário de minimizar custos, quanto do consumidor de receber um documento fiscal em formato simples, rápido e de fácil guarda.
Para os contadores, a emissão eletrônica da nota fiscal possibilita a simplificação da escrituração contábil e fiscal, com gerenciamento eletrônico de documentos.