A Semef
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Nossa História

A Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação é encarregada por administrar os recursos financeiros do município, promover a arrecadação, guarda e aplicação deles, ou seja, o órgão é responsável por coordenar as atividades tributárias.

A Semef integra a Administração Direta do Poder Executivo para cumprimento das seguintes finalidades:

Promover a arrecadação, guarda e aplicação dos recursos financeiros;

Coordenar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades da administração tributária;

Propor medidas de aperfeiçoamento, regulamentação e consolidação da legislação tributária municipal;

Coordenar e elaborar os projetos de lei relativos ao plano plurianual, de diretrizes orçamentárias e orçamento anual;

Controlar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira do orçamento municipal e créditos adicionais;

Exercer o controle dos gastos públicos e dívida municipal;

Administrar os compromissos financeiros, haveres e disponibilidades do município;
Administrar a dívida pública interna e externa do município;

Realizar a contabilização geral das contas do município, com proposição de medidas objetivando a consolidação das informações financeiras e contábeis;

Celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e de outros municípios, bem como com entidades de direito público e privado que objetivem o aprimoramento da fiscalização tributária e a melhoria da arrecadação;

Formular, desenvolver e implementar a Política de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC) no âmbito da Administração Municipal, incluídos os projetos e ações voltados ao geoprocessamento;

Coordenar, normatizar, padronizar, orientar e supervisionar a gestão de compras e contratos, bem como a gestão de estoque no âmbito do Poder Executivo;

Gerir o Programa de PPP – Manaus, instituído pela Lei n. 1.333, de 19 de maio de 2009;

Coordenar e orientar, técnica e normativamente, as atividades relacionadas à Gestão Estratégica, no âmbito da Semef;

Coordenar, gerenciar e avaliar as atividades relacionadas à administração dos recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários e financeiros da pasta;

Guardar e zelar pelo cumprimento dos princípios e normas que regem a Administração Pública; e

Realizar os concursos públicos para provimento de cargos efetivos da Semef.