‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 20 mil atendimentos à população das zonas Norte e Leste neste sábado

Por Prefeitura de Manaus

08/07/2023 19h22

Icone audio

Desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso a políticas e serviços desenvolvidos pelo poder público amazonense e, em especial, pela gestão municipal, o programa “Manaus Mais Cidadã”, iniciativa da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), atendeu, neste sábado, 8/7, mais de 6 mil pessoas, totalizando 20.018 atendimentos em sua quarta edição realizada neste ano, a maior em atendimentos até o momento.

A ação reuniu, dentro das instalações da escola municipal São Benedito, localizada no bairro Cidade de Deus, todas as secretarias do município, parceiros do Estado e Organizações da Sociedade Civil para garantir, por intermédio das mais de 30 parcerias, o acesso dos moradores das zonas Norte e Leste de Manaus a mais de cem serviços públicos de forma totalmente gratuita.

“É cumprindo as determinações do prefeito David Almeida que mais uma vez reunimos nossos parceiros do ‘Manaus Mais Cidadã’ para trazer ao cidadão, praticamente na porta de sua casa, na sua rua, próximo a sua realidade, todos esses serviços em um dia alternativo, longe das preocupações do meio de semana. Nossa missão com este programa é facilitar a vida da população e garantir seu acesso à saúde, educação, assistência social, lazer, cultura, segurança e a tudo o que lhe é de direito”, destacou o secretário municipal Eduardo Lucas, da Semasc.

Entre a centena de serviços oferecidos ao longo do dia, destacaram-se como ponto-chave para o sucesso da ação o mutirão de Cadastro Único realizado nesta edição, com oferta de orientação, atualização e inserção de novos cadastros, a emissão da 1ª e 2ª via da Certidão de Nascimento, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), os diversos serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) e instituições sociais parceiras, entre outros.

Para o diretor do Departamento de Direitos Humanos da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc e principal articulador da ação, Lúcio Moisés Gusmão, o “Manaus Mais Cidadã” representa, de forma materialmente visível aos olhos da população, a principal missão da rede de proteção social básica e especial da cidade de Manaus: a garantia de direitos.

“Enquanto departamento e, principalmente, enquanto secretaria, temos por finalidade garantir o acesso de todos as pessoas do município aos seus direitos, sejam essas pessoas crianças, mulheres, homens, idosos etc. Parte dessa garantia de direitos é também garantir que esses serviços sejam, de fato, acessíveis à população, em especial à população que se encontra em locais de difícil acesso. Hoje, concretizamos mais uma vez essa missão e garantimos a essas pessoas o acesso à cidadania, dignidade e segurança social”, afirmou Gusmão.

Serviços diversos e população satisfeita

Entre as secretarias presentes, as equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), responsáveis pelo Trânsito e Transporte, colaboraram ativamente na ação de educação para o trânsito, utilizando jogos educativos para engajar os participantes. Paralelamente, providenciaram a emissão de credenciais de estacionamento especial e o agendamento para o passe livre para pessoas com deficiência nos ônibus. Além disso, ofereceram também orientações sobre os serviços de meia-passagem e o programa Transporta, garantindo que todos os presentes recebessem as informações necessárias.

Na educação para o trânsito, os educadores desenvolveram atividades lúdicas envolvendo as crianças. De maneira interativa, introduziram noções de legislação e normas de trânsito, buscando simultaneamente ensinar métodos de travessia segura. Assim, por meio dessas estratégias pedagógicas, puderam criar uma compreensão clara e significativa sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.

“Hoje, somente pela parte da manhã, nossos educadores já atenderam mais de 400 crianças, que receberam orientações de trânsito por meio de jogos educativos, que têm a finalidade de criar um laço de memorização, para que no futuro essas crianças possam se tornar bons condutores”, explicou a educadora de trânsito do IMMU,  Rita Santos.

Para a dona de casa Juliete do Carmo, a presença do IMMU na ação foi importante para que ela pudesse verificar e resolver pendências sobre a gratuidade do passe estudantil de seu filho.

“Estou feliz por esta ação ter sido aqui no nosso bairro, já estou tentando resolver a situação do passe livre estudantil do meu filho há algum tempo, mas hoje, graças ao prefeito David Almeida, eu estou podendo resolver isso”, falou Juliete.

Quem também aproveitou a ação para resolver pendências foi Braz Souza, morador do bairro Cidade de Deus, que precisava urgentemente da emissão da Carteira Identidade Nacional (CIN), serviço oferecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). “Atendimento ótimo e problema resolvido, não poderia estar mais agradecido ao prefeito David Almeida e seus secretários. A prefeitura realmente está de parabéns hoje”.

Parceiros

A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Semasc, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde (Semsa); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Educação (Semed); do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Administração (Semad); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e de Infraestrutura (Seminf), além do Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação Manaus Esporte, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Casa Militar, Casa Civil, Fundação Doutor Thomas, Conselho Tutelar, Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Amazonas Energia, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), agências humanitárias da ONU (Acnur, Unicef, UNFPA e OIM) e Organizações da Sociedade Civil.

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc e Marcelo Lima / IMMU

Fotos – João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjALET3