Ambiente de geotecnologias da Prefeitura de Manaus é tema em workshop voltado para gestores municipais

11/08/2023 16h37

A Prefeitura de Manaus reuniu nesta quinta-feira, 10/8, secretarias e órgãos municipais para realização de um workshop de alinhamento e atualização das ferramentas e ambiente de geotecnologias municipal. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), nas dependências do Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, no Centro, zona Sul.

Geotecnologias são o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. Essas geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software, que juntos se constituem em poderosas ferramentas para a tomada de decisões.

Para o secretário da Semef, Clécio Freire, que prestigiou e abriu as atividades, o evento foi uma virada de chave para a crescente exploração das ferramentas de geocolaboração já desenvolvidas e implementadas na gestão do prefeito David Almeida.

“Viemos aqui para falar de instrumentos eficazes que dão uma nova roupagem no planejamento e operacionalização das nossas políticas públicas dessa gestão. Muito satisfatórios os resultados que vimos hoje aqui”, destacou Freire.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Richard Douglas, frisou sobre a importância de atividades como o workshop, com a participação de uma boa gama de gestores. “Nosso objetivo aqui é mostrar as possibilidades por meio dessa poderosa ferramenta de camadas geográficas e vislumbrar mais possibilidades de uso, tornando Manaus uma cidade cada vez mais inteligente”, disse.

Atualmente, 16 órgãos da administração direta e indireta fazem parte do ambiente geocolaborativo da Prefeitura de Manaus. O ambiente é composto por mais de 300 camadas de dados geográficos integrados da cidade, que proporcionam informações padronizadas e com atualizações contínuas. Com as informações em mãos, a gestão municipal pode facilmente identificar as necessidades de cada zona e assim planejar ações eficazes.

Texto – Anderson Farias / Semef

Foto – Divulgação / Semef