Prefeitura de Manaus divulga regras de lançamento e vencimento do IPTU 2024

05/01/2024 17h58

#paratodosverem – imagem aérea de Manaus

A Prefeitura de Manaus definiu as regras de lançamento e recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o ano de 2024. Conforme o decreto nº 5.812, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira, 3/1, os contribuintes da capital amazonense terão até o dia 15 do mês de março para quitar o imposto predial em cota única e com desconto.

Imóveis prediais e territoriais de uso residencial ou misto terão descontos de 10% sobre a cota única. Proprietários dessa modalidade de imóveis também poderão optar pelo pagamento parcelado em até 10 vezes o imposto, mas sem o desconto. Já para os imóveis de uso não residencial o desconto será de 20% para pagamento em cota única e de 10% se a opção for pelo pagamento parcelado em até 10 vezes. Para as opções de parcelamento, a primeira parcela também vence no dia 15 de março.

O subsecretário em exercício da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armando Simões, informou que a Prefeitura de Manaus disponibilizará, nos próximos dias, o IPTU on-line para consulta e impressão, por meio do portal de serviços Manaus Atende (https://manausatende.manaus.am.gov.br). Os contribuintes também receberão ainda neste mês de janeiro, via Correios, o carnê de pagamento contendo a cota única com desconto e demais parcelas.

Reajuste

Simões esclareceu que o IPTU deste ano não sofrerá aumento real. Segundo ele, o que ocorre todos os anos é o reajuste da Unidade Fiscal do Município (UFM), índice utilizado para base de cálculo dos impostos e taxas municipais, inclusive dívidas, de cada exercício fiscal. “A UFM é atualizada anualmente pela inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor do IBGE. Este ano foi reajustada em 3,74%”, informou.

Premiação

Em mais um ano, a Prefeitura de Manaus dará continuidade à campanha IPTU premiado. Dessa vez, os contribuintes que quitarem seu IPTU em cota única, até a data de vencimento estabelecida, concorrerão a premiações de R$ 10 mil a R$ 500 mil.

Os contribuintes que mantiverem em dia seu pagamento durante o ano de 2024 concorrerão a premiações mensais de R$ 5 mil a R$ 40 mil. No final do exercício o executivo municipal também sorteará um prêmio extra de R$ 300 mil entre os contribuintes que não possuírem dívida de IPTU em qualquer ano.

Texto – Anderson Farias / Semef

Foto – Arquivo / Semcom