Arrecadação municipal obteve avanço de 42% em março

Paes projeta receita maior nos próximos meses em virtude da arrecadção do Alvará e IPTU 2012

Com um incremento acima de 42% em relação ao ano passado, a receita tributária da Prefeitura de Manaus deve fechar o mês de março com arrecadação ‘pra lá’ de positiva. Conforme levantamento parcial da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), a receita deste terceiro mês do ano já soma R$ 56,5 milhões, montante proveniente apenas das arrecadações próprias do município.

Entre os impostos municipais, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) figurou mais uma vez como o maior destaque e arrecadou sozinho R$ 37,5 milhões no mês de março. O montante verificado foi 22,3% maior que o arrecadado em abril do ano passado. O Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis também manteve o bom desempenho e cresceu em mais de 36% no mês ao apontar arrecadação superior a R$ 4 milhões.

De acordo com o secretário da Semef, Alfredo Paes, a expectativa é que a arrecadação continue crescendo, já que este mês começou a arrecadação da Taxa de Verificação Regular (Alvará) e já no próximo mês haverá o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2012.

Já os repasses estaduais e federais feitos à Prefeitura em março apresentaram uma leve baixa de 3,98% e somaram apenas R$ 156,1 milhões. A transferência provinda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICSM) foi uma das que mais caiu neste mês. Somou repasse de R$ 69,8 milhões, 17,3% menos que 2011.

Na receita global, com a soma das receitas próprias e repasses estaduais e federais, março fechou com R$ 208,3 milhões de receita aos cofres municipais, onde se verificou crescimento de 7,1%.

Trimestre

No acumulado do trimestre, a receita municipal já somou cifras de R$ 142,8 milhões, o que significa uma evolução de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o montante global das receitas próprias e repasses de janeiro a março, somaram R$ 610,8 milhões, 11,39% superior a 2011.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF

Anderson Farias – (92) 8842-1210