Consocial tem etapa municipal concluída

As plenárias aconteceram nos dias 20 e 21 de outubro no auditório da Prefeitura de Manaus

Foi concluída na última sexta-feira (21), a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). No total foram dois dias de plenárias, onde foram eleitos 159 delegados que representarão o município na etapa estadual, a ser realizada nos dias 7 e 8 de dezembro deste ano.

A Controladora Geral do Município (CGM), Lucilene Viana – que conduziu esta etapa da Consocial – explicou que todas as metodologias exigidas pelo governo federal foram cumpridas e mais 20 propostas de interesse municipal foram criadas e aprovadas para a próxima etapa, a estadual. “Atingimos o objetivo do evento, que era trazer propostas e discutir junto a sociedade metodologias de transparência pública”, ressaltou.

Conforme explicou o subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Lorival Praia, a Prefeitura não só aderiu à Consocial, como também já cumpre todas as exigências legais de transparência pública. Manaus aderiu à Consocial por meio do decreto 11.168, assinado publicado no dia 8 de agosto deste ano pelo prefeito Amazonino Mendes.

A Consocial tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, além de contribuir para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias