Contribuinte pode utilizar créditos para abatimento do IPTU até o dia 27

Os contribuintes da Prefeitura de Manaus têm até o próximo dia 27 para utilizar créditos do Imposto Sobre Serviço (ISS) para abater o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do próximo ano. A regra é válida para os cidadãos que tomaram serviços na capital amazonense e solicitaram sua Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) com a identificação do CPF.
O abatimento é garantido pelo Decreto nº 3900/2017, que institui a geração e utilização de créditos para tomadores de serviços em Manaus que utilizam a NFS-e. De acordo com a publicação, o contribuinte pessoa física poderá creditar 20% do Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhido sobre qualquer inscrição imobiliária, inclusive de terceiros, desde que a mesma não possua débitos vencidos de IPTU.
“É possível obter abatimento de até 50% sobre o valor total do IPTU de 2018. O contribuinte não precisa ser dono do imóvel que será indicado para ter desconto. Pode ser indicado um ou mais imóveis, inclusive”, explicou o subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Armando Cláudio Simões.
Para consultar e solicitar o crédito, o contribuinte deve acessar o endereço: http://creditoiptu.manaus.am.gov.br. Após realizar um cadastro e fazer o login, o contribuinte já pode consultar o valor do crédito e indicar a inscrição imobiliária que terá o abatimento. Mais informações poderão ser obtidas pelo atendimento do Manaus Atende, por meio do número 156.