Cota única do IPTU com desconto somente até o dia 30

Alfredo Paes informou que os carnês chegarão à casa dos contribuintes até o dia 20

Os contribuintes da capital amazonense têm até o dia 30 deste mês para efetuarem o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – valor total ou parcelado (sete vezes). Quem optar pela cota única terá abatimento de 10% sobre o valor devido. De acordo com o secretário Municipal de Finanças, Alfredo Paes, os carnês de pagamento devem ser entregues na sua totalidade, via Correios, até o dia 20 deste mês.

Paes alertou que caso o contribuinte não receba o carnê em casa ele deve procurar a sede do Manaus Fácil (atendimento), localizado na Rua Japurá, 488, Praça XIV, ou as bases de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). As guias de pagamento também poderão ser emitidas via internet, por meio do portal da Semef (http://www.semef.am.gov.br). Maiores informações poderão ser obtidas nos telefones (92) 3215-4642/3215-4643.

“Estamos com nosso atendimento ampliado nos PACs e na nossa Central de Atendimento do Manaus Fácil para atender todos os contribuintes que nos procurarem com dúvidas ou até mesmo para emissão da segunda via do carnê de pagamento”, disse.

O secretário da Semef, Alfredo Paes informou ainda que o valor do IPTU teve apenas a variação da inflação anual, ou seja, reajuste de 6% na Unidade Fiscal do Município (UFM). “Queremos deixar claro que o valor do imposto não sofreu aumento, a não ser que o contribuinte tenha feito alguma ampliação no seu imóvel”, ressaltou.

Base cadastral

Aproximadamente 468 mil contribuintes manauaras deverão pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) este ano. A base cadastral foi ampliada em mais de 30% em comparação ao ano passado, graças ao trabalho de georeferenciamento que a Prefeitura de Manaus implementou desde o ano passado. Até ano que vem mais 60 mil imóveis deverão ser incluídos na base cadastral. O imposto deverá gerar receita de R$ 100 milhões aos cofres da Prefeitura, valor este 35% superior ao estimado no exercício anterior.

Alfredo Paes informou que aproximadamente 15,1 mil contribuintes terão isenção do IPTU 2011. São os casos de cidadãos que possuem imóveis de madeira, cujo cálculo do imposto não chega a somar o valor de uma UFM, ou seja, inferior a R$ 66,34. “Esses casos estão isentos do pagamento do IPTU” afirmou o secretário.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias