Débitos tributários já podem ser quitados via cartão de crédito

Os contribuintes da Prefeitura de Manaus já podem quitar suas dívidas tributárias por meio de cartão de crédito. Débitos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará), Imposto Sobre Serviço (ISS), entre outras taxas e impostos municipais poderão ser parcelados até 12 vezes em cartões de qualquer bandeira nacional ou internacional.
O município homologou o credenciamento de quatro empresas especializadas para implementar o sistema de gestão de pagamentos via cartão de crédito. O Aviso de Homologação do credenciamento das empresas foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), da última segunda-feira, 11/3.
Por enquanto, duas dessas empresas já estão com postos montados na central de atendimento do Manaus Atende, na avenida Japurá, 493, Praça 14 de Janeiro, zona Sul. O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Armando Simões, informou que os contribuintes já podem aproveitar a facilidade para quitar a cota única do IPTU 2019, que vence nesta sexta-feira, 15/3.
“É mais uma facilidade que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto coloca à disposição para que os contribuintes tenham a oportunidade de quitar os seus débitos municipais. Inicialmente estamos com essa facilidade do cartão de crédito apenas na central da avenida Japurá, mas logo vamos implementar a novidade em alguns PACs”, garantiu Simões.

Facilidade
O representante da Pay Pag, uma das empresas que já estão no Manaus Atende recebendo o pagamento de tributos via cartão de crédito, Michael Miranda, explicou que o processo é simples. Segundo ele, o contribuinte só precisa emitir sua guia de pagamento com os atendentes, isso se ele não possuir seu carnê ou guias em mãos, e levar ao posto da empresa identificada no salão de atendimento.
“Aqui nós realizamos uma simulação e o contribuinte escolhe a melhor opção para passar em seu cartão de crédito. As taxas são as mesmas praticadas pelas administradoras dos cartões, que geralmente varia de 3% a 6%”, esclareceu o representante.

Desconto cota única
Os contribuintes do IPTU poderão quitar sua cota única do imposto, com até 10% de desconto, até esta sexta-feira, 15. Ainda nesta sexta-feira, também vence a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado e sem desconto do tributo.
A Semef remeteu os carnês de pagamento do IPTU via Correios ainda no início do mês de fevereiro. O contribuinte que não recebeu seu carnê poderá emitir a segunda via das guias para pagamento na página do Manaus Atende na internet: http://manausatende.manaus.am.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas por meio do call center 156.