Desconto na cota única do IPTU prorrogado até o dia 8 de julho

Em 2012 processo de emissão dos carnês será somente via internet

A Prefeitura de Manaus prorrogou para o dia 8 deste mês o prazo para o pagamento com desconto de 10% da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O anúncio foi feito nesta última sexta-feira pelo secretário Municipal de Finanças, Alfredo Paes.

Paes informou ainda que a mudança só vale para pagamento da cota única com desconto, ou seja, os contribuintes que pagaram a primeira parcela no último dia 30 deverão pagar a segunda parcela no dia 29 de julho e seguir o calendário normalmente.

Alguns contratempos no processo de remessa dos carnês fizeram com que o executivo municipal optasse pela prorrogação da data de pagamento com desconto. “Tivemos imprevistos na distribuição do último lote de carnês e alguns contribuintes ficaram sem receber a guia de pagamento, por isso decidimos prorrogar”, explicou o secretário.

Vale ressaltar que o contribuinte pode a qualquer momento emitir sua guia de pagamento pela internet, por meio do portal da Semef (http://www.semef.am.gov.br). Outra opção é procurar a sede do Manaus Fácil (atendimento), localizado na Rua Japurá, 488, Praça XIV, ou as bases de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). Maiores informações poderão ser obtidas nos telefones (92) 3215-4642/3215-4643.

Fim dos carnês

O secretário da Semef afirmou que no próximo ano a prefeitura não emitirá mais carnês para pagamento de impostos municipais. De acordo com ele, além do benefício econômico, o município ganhará agilidade no processo de recolhimento do imposto. “Nosso portal já está pronto para atender a população, em apenas alguns minutos é possível emitir qualquer DAM (Documento de Arrecadação Municipal)”, disse.

Segundo Paes, a intenção é levar modernidade e praticidade à população. “Em março tivemos a experiência com o lançamento do Alvará 2010, que foi 100% por meio da internet e a população aderiu, ano que vem faremos o mesmo processo com o IPTU”, completou.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias