Finanças municipais avançaram 13% em agosto

Setor de serviços da capital foi mais uma vez destaque nos números da arrecadação

Em agosto, os cofres municipais arrecadaram mais de R$ 49,1 milhões em impostos e taxas municipais, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Semef). O montante representa uma evolução de 13% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Novamente o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) foi o destaque no quadro das receitas próprias e arrecadou sozinho R$ 34,5 milhões, uma fatia de 70% do total da receita tributária. Em comparação com agosto de 2010, esse mesmo imposto obteve incremento superior a 8%.

Para o secretário da Semef, Alfredo Paes, o ISS tende manter o crescimento, tendo em vista o atual trabalho de modernização dos sistemas de gestão da Prefeitura de Manaus. “Nossa meta é que o imposto de serviço municipal chegue a uma arrecadação de R$ 45 milhões até o final do ano”, ressaltou.

Em se tratando de receitas totais, a arrecadação municipal fechou o mês de agosto com um crescimento de 13,2%. Foram mais de R$ 213,3 milhões que entraram nos cofres da Prefeitura de Manaus. Deste total, R$ 166,7 milhões foram de repasses do Estado e da União. Só do Imposto de Circulação Mercadorias e Serviços (ICMS), foram repassados mais de R$ 81 milhões, 5% a mais que o ano passado.

Acumulado

De janeiro a agosto a receita tributária do município já acumulou R$ 380,5 milhões, o que representou um crescimento de 10,8% em comparação com o mesmo período de 2010. Na arrecadação global – que inclui receitas próprias, repasses estaduais e federais, entre outros – a receita acumulada já está em R$ 1,6 bilhão. Crescimento 9% comparado ao montante arrecadado de janeiro a agosto do ano passado.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias