Governo Federal recebe pacote de projetos para mobilidade urbana em Manaus

O prefeito Artur Neto saiu otimista da reunião que manteve com os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, junto com o governador Omar Aziz, para discutir os projetos de infraestrutura a serem desenvolvidos na cidade pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado. A ministra garantiu que o projeto, que prevê repasse federal de R$ 153 milhões para as obras dos “Corredores da Copa”, apresentados no início deste ano, já ajustado às necessidades técnicas do ministério.
Com isso, a liberação do empréstimo pela Caixa Econômica Federal fica mais fácil e poderá sair mais rápido. O prefeito disse que é alta a capacidade de endividamento da Prefeitura de Manaus, um dos requisitos exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.
“O governador Omar e eu temos trabalhado muito em conjunto em prol da cidade de Manaus. Ele (Omar) tem sido um grande parceiro da prefeitura e também da população manauara nessa busca pela melhoria da infraestrutura da cidade”, disse Artur Neto.

Ações nos corredores da Copa

Ao governador Omar Aziz e ao prefeito Artur Neto, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ontem que o projeto “Corredores da Copa”, a ser implantado em Manaus, contempla tudo o que o Governo Federal quer nas cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo: corredores exclusivos para ônibus, calçadas arrumadas, largas, boa identificação, fiscalização eletrônica. “Tudo o que é necessário para aprimorar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população”.
Segundo o secretário Bernardo Monteiro de Paula, responsável pela coordenação das ações da Copa, a verba de R$ 153 milhões vai acelerar o projeto, que já começou com recursos próprios com o Lote 1, que contempla as avenidas  Djalma Batista, Pedro Teixeira, Turismo, Santos Dumont e o entorno da Arena da Amazônia.
“Com a verba do empréstimo vamos conseguir iniciar os outros quatro lotes, que contemplam as Avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery, Noel Nutels,  Max Teixeira, Boulevard Álvaro Maia, Coronel Teixeira, Avenida Brasil, Autaz Mirim, Recife e Paraíba e 7 de Setembro. Vamos conseguir mudar a cara de Manaus para a Copa e, principalmente, para a população da cidade”, declarou o secretário.

FONTE: ANTÔNIO PAULO (A CRÍTICA.COM)