Inadimplência do IPTU é de quase 60% em Manaus

Tapajós quer mobilizar a sociedade e destacar a importância da arrecadação própria para o município
 

A menos de três meses para o término do exercício de 2013, a Prefeitura de Manaus contabilizou uma inadimplência de quase 60% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), dos 510,6 mil contribuintes lançados, apenas 210 mil pagaram o imposto, o que gerou receita próxima a R$ 88 milhões aos cofres municipais.
O secretário da Semef, Ulisses Tapajós, falou sobre um plano de ação para envolver a sociedade neste processo de reestruturação da cidade, que inclui o fortalecimento da máquina arrecadadora da Prefeitura de Manaus. “Estamos presenciando a implementação de um plano de obras incrível do prefeito Arthur Neto, que está mudando a cara de Manaus. Para continuarmos, precisamos da contrapartida da sociedade por meio do pagamento em dia dos seus impostos”, destacou.
Ainda de acordo Tapajós, o não pagamento dos impostos municipais como o IPTU, é uma cultura que precisa ser mudada. Segundo um balanço parcial da Semef, aproximadamente 67 mil contribuintes optaram pelo pagamento parcelado do imposto, mas boa parte não deu continuidade. “A Prefeitura tem trabalhado basicamente com recursos próprios. Por isso precisamos do apoio da sociedade para dar continuidade no projeto audacioso da Prefeitura, que é transformar Manaus”, complementou o secretário da Semef.
Vale ressaltar que, além do contribuinte colaborar com as obras da Prefeitura de Manaus, ele também pode evitar o acréscimo de juros e multas no seu imposto e evitar que seu nome seja inscrito na Dívida Ativa Municipal.
 
Sexta parcela
A sexta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vence nesta próxima quinta-feira, dia 10. Caso o contribuinte não tenha em mãos a notificação enviada via Correios, a segunda via da guia de pagamento do IPTU pode ser emitida diretamente no portal da Semef (http://semef.manaus.am.gov.br). 
As guias podem ser pagas nos bancos autorizados: Bradesco, Bando do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Correios e Loterias. Mais informações no atendimento do Manaus Fácil, localizado na Rua Japurá, 488, Praça 14, ou nas bases da Semef em qualquer Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEMEF
ANDERSON FARIAS (92) 8842-1210