Manaus lidera ranking de investimentos da Região Norte

Obras da nova Ponta Negra em Manaus

Dados do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado no início do mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apontaram que Manaus dobrou seus investimentos em 2010, somando um montante de R$ 366,6 milhões, mantendo a liderança do ranking das cidades que mais investiram na Região Norte.

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, explicou que o aumento do investimento em obras e serviços foi possível graças à política de poupança implantada desde 2009, com o enxugamento da máquina administrativa. “Houve uma política de modernização e otimização da máquina arrecadadora do município”, enfatizou.

Com o melhor desempenho, Manaus passou da 17ª para a sétima colocação no ranking nacional dos maiores investimentos municipais. Já o segundo lugar regional coube a Porto Velho, que despendeu R$ 186 milhões, registrando um crescimento de 71,9%; seguido por Boa Vista, que aplicou R$ 169,8 milhões e registrou uma alta de 96,1%.

Segundo o levantamento do anuário Multi Cidades, os investimentos na Região Norte do País em 2010 foram 42,7% maiores que os valores registrados em 2009, chegando a R$ 2,76 bilhões. As capitais nortistas foram responsáveis por 34,9% do volume investido pelos municípios da região.