PIB do Amazonas tem crescimento no segundo trimestre do ano

O setor de serviços teve a maior contribuíção do AM, com R$ 6,8 bilhões

O Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas ficou em torno de R$ 16,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, um crescimento nominal de 8,7% em relação ao primeiro trimestre de 2011 e de 12,5% na comparação com o mesmo período de 2010.

Os números são da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e foram calculados a partir de dados sobre o PIB nacional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor que mais contribuiu para o crescimento do PIB do Amazonas foi o de serviços, que arrecadou em torno de R$ 6,8 bilhões, enquanto a indústria gerou riquezas de R$ 6 bilhões.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Isper Abrahim, é preciso ter cautela. “Apesar de todos os índices sinalizarem que teremos uma economia em franco desenvolvimento até o final do ano, há uma crise internacional que pede prudência na parte econômica”, afirmou Abrahim.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan-AM), a participação do PIB do Amazonas em relação ao PIB do Brasil girou em torno de 1,58%, ao longo dos últimos cinco anos.

Fonte: Portal EM TEMPO