Prefeitura busca parceria com a Sudam para trazer mais recursos

Dentro de quinze dias a Semef deverá apresentar à Sudam os projetos da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus iniciou um diálogo com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que pode render à capital amazonense recursos federais para programas nas áreas de Infraestrutura e Defesa Civil. Hoje, a União disponibiliza R$ 400 milhões, que deverão ser destinados para convênios em todos os estados da Região Norte.
Em reunião com o secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Ulisses Tapajós, na manhã desta quinta-feira, 18, o superintendente da Sudam, Djalma Melo, dispôs parceria para treinamento dos servidores da Semef para acesso ao Sistema de Gestão de Convênios (Siconv) do Governo Federal.
Djalma explicou que o sistema é a porta de entrada para que os municípios obtenham os convênios, mas para isso é necessário a formatação do projeto e sua inclusão correta no Siconv. Uma outra reunião deve acontecer nos próximos dias, dessa vez para a Prefeitura de Manaus apresentar os possíveis projetos que poderão ser inscritos.
O secretário da Semef adiantou que pretende pleitear recursos para projetos de infraestrutura e aprimoramento dos dados de georeferenciamento da cidade, além de concluir um mapa temático das áreas de risco da cidade. “Temos a Sudam como uma agência de desenvolvimento importante para o estado o Amazonas e para Manaus. Hoje tivemos a oportunidade de trocarmos ideias com o superintendente e já recebemos informações sobre as oportunidades. Em quinze dias iremos à Belém para apresentar nossos projetos”, destacou Tapajós.

Escritório modelo
Segundo Ulisses Tapajós, paralelo às conversas com a Sudam, um escritório de projetos foi inaugurado este mês, projeto do executivo municipal para a captação de recursos e convênios do Governo Federal. A Semef, junto à Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPM), já estão capacitando uma equipe para atuar no escritório modelo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF