Prefeitura de Manaus amplia sistemas ‘online’

Novos sitemas  Giex Online e Universal RH estarão disponíveis a partir de janeiro de 2012

Depois da implantação dos sistemas de Escrituração Eletrônica (GissOnline), Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) e Cadastro de Empresas online (iCad), a Prefeitura de Manaus se prepara para mais um ‘passo’ rumo à sua modernização administrativa. Até janeiro do ano que vem mais duas novas ferramentas estarão a disposição do executivo municipal: o Giex Online e o Universal RH.

A novidade foi anunciada pelo Secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Alfredo Paes, durante a 4ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) – realizada no inicio deste mês na capital amazonense.

Paes explicou que o Giex Online virá para “descomplicar a vida do contribuinte” que precisa parcelar seus débitos com a dívida ativa do município. “É mais um sistema avançado, moderno e prático. O contribuinte poderá, inclusive, simular seus parcelamentos, tudo pela internet”, explicou o secretário da Semef.

Já o Universal RH facilitará na gestão de pessoas do funcionalismo público municipal. De acordo com Alfredo Paes, o novo sistema poderá controlar e planejar funções como folha de pagamento, frequência de servidores, avaliação e plano de cargos e salários. “O Universal RH nos permitirá uma gestão rápida e planejada, com custo-benefício compatível com a demanda do município. Teremos uma folha de pagamento pelo menos 30% mais enxuta”, avaliou.

Resultados

Durante a reunião, o titular da Semef também aproveitou para apresentar aos membros da Abrasf os resultados dos sistemas já implantados, como o GissOnline e o iCad, voltados especificamente para os contribuinte pessoa jurídica da capital. Segundo ele apenas na primeira semana a Prefeitura já contabilizou mais de mil processos de inclusão e alteração de empresas.

“Sem contar com o Afim (Sistema de Administração Financeira Integrada Municipal), que hoje nos permite publicar em tempo real no nosso Portal da Transparência toda a movimentação financeira do município”, complementou.

Alfredo Paes também falou do SIG-Manaus, programa quem vem sendo implementado desde o final de 2009 e hoje já possui uma média de 530 mil contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cadastrados. A equipe da Semef ainda trabalha no mapa digital da cidade. Segundo o secretário, falta menos de 20% para a conclusão dos trabalhos.

Para o presidente da Abrasf, Alexandre Cialdini, a Prefeitura de Manaus está de parabéns e se destaca como uma das primeiras capitais brasileiras a adotar sistemas modernos. O Secretário Municipal de Finanças de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, também elogiou o desafio de implantar as soluções tecnológicas. “Com isso Manaus ganha domínio de seus recursos financeiros”, destacou Costa.

Alfredo Paes (secretário da Semef), Alexandre Cialdini (presidente da Abrasf), Eduarda La Rocque (vice-presidente da Abrasf) e Átila Benjamin (subsecretário de receita da Semef) durante a 4ª Assembleia de secretários de finanças.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - SEMEF
Anderson Farias (92) 8842-1210