Prefeitura de Manaus notifica 26 mil empresas que não emitem NFS-e

As empresas que não se adequarem estarão sujeitas a multa por infração, conforme a legislação municipal

Aproximadamente 26 mil empresas prestadoras de serviços na capital amazonense ainda não aderiram ao novo sistema de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). A informação é do subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Átila Benjamin. Segundo ele, apenas 8,7 mil pessoas jurídicas emitem a NFS-e pelo sistema eletrônico da Prefeitura.
O subsecretário explicou que todos os tomadores de serviços estabelecidos em Manaus tinham até o dia 31 de dezembro do ano passado para migrar para o novo sistema de escrituração fiscal da Prefeitura de Manaus, o Giss OnLine. “Infelizmente mais de 65% das empresas ativas ainda não utilizam o sistema. Diante do expressivo número, já iniciamos uma ação fiscal para notificar todos os empresários que ainda não estão registrados no Giss”, disse.
Benjamim destacou que além do contribuinte poupar tempo e dinheiro no processo de impressão de blocos, o uso do novo sistema também dispensa a Declaração Mensal de Serviços (DMS). Enquanto isso, o executivo municipal ganha celeridade e maior controle fiscal dos tributos. Os prestadores de serviço que não fizerem o credenciamento no novo sistema estão sujeitos a multa por infração, conforme rege a legislação municipal.

Acesso

O primeiro acesso ao sistema Giss Online deverá ser por meio do site: http://semef.manaus.am.gov.br. Na página inicial, o usuário deverá clicar no ícone do Giss OnLine e, em seguida, no link “empresas estabelecidas no município sem identificação”. Após selecionar o estado e município em que a empresa está estabelecida, o sistema pedirá informações como inscrição municipal, estadual e o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídicas (CNPJ). Concluído o cadastro, o usuário receberá uma senha de uso pessoal e intransferível para acessar e inserir informações no sistema.
Para mais explicações e devidas providências quanto ao uso do Giss OnLine, o contribuinte deve entrar em contato com o Plantão Fiscal do Manaus Fácil – Rua Japurá, 488, Centro. Telefones: 3642-3395 / 3642-3396.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF