Prefeitura fiscaliza emissão da Nota Fácil no Manauara Shopping

Fiscais da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) realizaram, na quinta-feira, 27/7, ação instrutiva do sistema Nota Fácil Manaus no Manauara Shopping. Mais de 25 empresas prestadoras de serviços instaladas no centro comercial foram alvos da ação, que além de fiscalizar, tinha o intuito de informar quanto ao sistema de emissão da Nota Fiscal de Consumidor (NFC).
Conforme o relatório dos fiscais, 17 empresas das visitadas ainda não estavam emitindo a Nota Fácil, que já é obrigatório desde o dia 1º de junho de 2016, por meio do Decreto nº 3277/2016. Mesmo não sofrendo penalidades, as empresas foram notificadas e assinaram um termo responsabilizando-se pela adequação ao sistema em até 13 dias.
“Ainda não estamos autuando as empresas em desconformidade. Antes de medidas mais drásticas, nossa visita neste momento é educativa. Estamos instruindo os prestadores de serviços quanto à adesão do sistema do Nota Fácil.”, explicou a diretora de Fiscalização da Semef, Sulemy Cavalcante, que estava liderando a ação.

Números
Em pouco mais de um ano, o sistema Nota Fácil já registrou mais de 11,6 milhões de notas emitidas, numa base de aproximadamente 900 empresas devidamente cadastradas e com emissor instalado. Segundo Sulemy Cavalcante, as ações de fiscalização da Semef continuarão em todos os pontos e shoppings da cidade.
“Estamos trabalhando para que todos os empresários entrem no novo sistema de emissão da nota fiscal de serviços, porque é um benefício para o contribuinte e para toda a sociedade. Queremos triplicar esses números até o próximo ano”, concluiu.


Fotos: Márcio James/ Semcom