Receita do município avançou 17% no quadrimestre

O bom desempenho dos setores imobiliário e de serviços continua refletindo positivamente na arrecadação local

Os cofres do município registraram neste quadrimestre uma evolução de 17% em sua receita tributária. Significa dizer que, de janeiro a abril deste ano, a Prefeitura de Manaus arrecadou mais de R$ 195,5 milhões em tributos e taxas municipais, R$ 28,3 milhões a mais que o mesmo período de 2011.

Entre os impostos municipais, o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) foram os que atingiram as maiores proporções em crescimento. O primeiro arrecadou R$ 143,5 milhões, 15% a mais que o período anterior. O segundo somou R$ 13,7 milhões e registrou crescimento de quase 30% na comparação com o ano passado.

Para o secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Alfredo Paes, os índices de crescimento estão dentro das projeções da Prefeitura de Manaus. “O ISS e o ITBI são dois impostos que demonstram a situação econômica da capital e atualmente, dentro deste cenário, o setor de serviços e o imobiliário têm se destacado bastante”, avaliou Paes.

Já no montante global, onde se inclui os repasses estaduais e federais ao município, a receita total deste quadrimestre foi de R$ 970,4 milhões, 31,2% maior que o mesmo período de 2011. No quadro global, verificou-se queda de 0,03% no repasse provindo do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e estabilidade da transferência corrente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que avançou apenas 6%. “Essas quedas de transferências acabam refletindo no total da receita”, ressaltou o secretário da Semef.

Abril

Somente no mês de abril, a receita total do município chegou a pouco mais de R$ 256 milhões, 33,9% a mais que abril passado. O valor se refere à soma da arrecadação própria com os repasses do Estado e União. Deste valor global, R$ 52,5 milhões são provenientes da arrecadação própria da Prefeitura de Manaus.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF

Anderson Farias – (92) 8842-1210