Receita Federal estima arrecadação 3,5% acima da inflação para este ano

BRASÍLIA (Folhapress) – O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse ontem que a arrecadação deve crescer entre 3% e 3,5% acima da inflação neste ano. Esta foi a primeira estimativa divulgada para o desempenho de 2013. Segundo ele, a projeção se baseia na expectativa de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% neste ano, número mais positivo que o esperado pelo mercado.
 Apesar de a arrecadação estar em leve queda neste ano, Barreto disse que já há sinais de recuperação, por exemplo com o aumento do volume recolhido com impostos sobre o lucro das empresas. “Acreditamos que em maio a arrecadação acumulada no ano já sai do vermelho. Estamos muito otimistas quanto a isso”, disse.
No acumulado do ano, a arrecadação sobre os ganhos do setor privado ainda apresenta retração devido ao forte impacto da queda de R$ 5,854 bilhões no valor recolhido com o ajuste anual desses impostos. Esse ajuste afetou a arrecadação de janeiro a março e reflete a lucratividade menor das empresas no ano passado. No entanto, os valores arrecadados sobre a estimativa mensal, que refletem já o desempenho das empresas em 2103, aumentaram R$ 4,675 bilhões nos quatro primeiros meses do ano, o que equivale a uma alta de 15% em relação ao registrado no mesmo período de 2012.
Após a forte queda registrada em março, a arrecadação da Receita Federal ficou praticamente estável em abril, se descontado o efeito da inflação. Com isso, em termos reais, houve uma ligeira queda no volume arrecadado com impostos e tributos nos quatro primeiros meses deste ano ante o mesmo período de 2012. De acordo com a Receita Federal, a arrecadação somou R$ 98,7 bilhões no mês passado, alta de apenas 0,07% na comparação com o registrado um ano antes.

Banco Central
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou ontem que a recuperação do crescimento da economia brasileira é compatível com o controle da inflação. “Creio que o que o Banco Central está fazendo é compatível com essa recuperação gradual da economia brasileira. Nossas projeções hoje são de um crescimento do PIB em 2013 de 3,1%”, afirmou Tombini. “Essas projeções são compatíveis com o combate à inflação”, destacou.
Segundo ele, a elevação dos preços já começa a perder fôlego neste trimestre. “Nos próximos três meses a inflação mensal já será menor do que a observada nos primeiros meses de 2013 e, no início do segundo semestre, a inflação acumulada em 12 meses começará a cair”. A inflação acumulada em 12 meses está em 6,49%, praticamente no teto da meta oficial, que é de 6,5%.