Receita municipal avançou 11% em maio

Secretário da Semef estima alta a partir do próximo mês com o lançamento do IPTU 2011

A arrecadação municipal seguiu o mesmo patamar dos últimos dois meses e fechou maio com Receita superior a R$ 214 milhões. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Finanças (Semef), o montante representou um salto de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado, incremento acima de 20 milhões.

No que se refere a receitas próprias – arrecadação proveniente de impostos e taxas aplicadas pelo município – o montante verificado no quinto mês do ano foi de R$ 43,5 milhões, 6,3% maior que o mesmo mês de 2010.

De acordo com o secretário da Semef, Alfredo Paes, o desempenho da receita tributária do município tende a alavancar a partir do próximo mês, quando serão contabilizados os números do Imposto Predial e Territorial urbano (IPTU), exercício de 2011, lançados este mês pela Prefeitura de Manaus.

Enquanto isso os repasses do Estado e da União feitos ao município se aproximaram a R$ 162,5 milhões em maio. Comparando ao total do ano passado, quando os repasses somaram R$ 150,5 milhões, o incremento foi de quase 8%.

Acumulado

De janeiro a maio a receita global da Prefeitura de Manaus já superou a marca dos R$ 953,6 milhões. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi próximo a 4%. Do montante arrecadado no período, mais 22% são referentes à arrecadação com os impostos próprios, como IPTU, Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), entre outras taxas municipais.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias