Receita tributária cresceu 21,5% em abril

IPTU deverá figurar como destaque na receita municipal a partir do mês de junho

Em abril, a receita tributária da Prefeitura de Manaus alcançou incremento de 21,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), as receitas próprias do município chegaram próximas a R$ 50 milhões. Ano passado, a arrecadação de tributos do mês de abril foi de R$ R$ 41,1 milhões.

Entre os impostos municipais, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) figurou mais uma vez como o maior destaque e arrecadou sozinho R$ 32,1 milhões neste quarto mês do ano. O montante verificado foi 16,6% maior que o arrecadado em abril do ano passado.

Já o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) mais uma vez teve queda em virtude da mudança na data de vencimento do carnê de pagamento, que este ano vence a partir de junho.

Conforme explicou o secretário da Semef, Alfredo Paes, em 2010 o IPTU teve recolhimento a partir do mês de março e neste período já somava arrecadação de R$ 7,1 milhões. Sem o lançamento do exercício 2011 – que ocorrerá apenas a partir do próximo mês – a receita referente ao imposto foi de apenas R$ 139 mil, o que refere a pagamentos parcelados de débitos renegociados junto à dívida ativa do município.

Os repasses estaduais e federais feitos à Prefeitura no mês de abril também apresentaram baixa. As transferências provindas dos fundos e impostos do Estado e União foram 16% menores que o ano passado e somaram R$ 135,5 milhões.

A sazonalidade do IPTU e a considerável baixa nas transferências feitas ao município influenciaram diretamente no montante global da arrecadação do mês de abril, que totalizou 191 milhões.

Quadrimestre

De janeiro a abril os cofres municipais já registraram receita de R$ 739,5 milhões, incluindo receitas próprias e repasses estaduais e federais. Em comparação ao mesmo período de 2010, o crescimento ainda é tímido, 2,02%. “Esperamos um salto considerável desses números a partir do mês de junho, quando será lançado o novo IPTU 2011”, declarou o secretário da Semef, Alfredo Paes ao adiantar que o imposto neste novo exercício vence a partir do dia 30 de junho.

Assessoria de Comunicação – SEMEF
Anderson Farias