Receita tributária municipal cresceu 20% em maio

Com o vencimento da cota única, o IPTU deve manter arrecadação elevada até o próximo mês

Em maio a receita tributária do município registrou um salto de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Os tributos e taxas municipais renderam neste quinto mês do ano cifras acima de R$ 52,1 milhões, o que significou um incremento de R$ 8,6 milhões neste exercício.

Mais uma vez o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), encabeçou a lista dos impostos municipais e arrecadou sozinho R$ 35,3 milhões, o que representou uma fatia de 67% da receita tributária municipal. O Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis também demonstrou ascensão considerável de quase 21% e contabilizou R$ 3,7 milhões na arrecadação.

O Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também alavancou neste mês de maio e deve seguir assim até o próximo mês, tudo por conta da cota única referente ao exercício atual, que venceu no último dia 13. De acordo com os últimos levantamentos da Semef, até o vencimento, mais de 165,8 mil contribuintes pagaram o imposto, gerando uma receita de R$ 44,6 milhões aos cofres municipais. Deste total, pouco mais de 120 mil contribuintes quitaram seu IPTU em cota única, totalizando mais R$ 41 milhões.

Apesar do crescimento de 43% na arrecadação do IPTU neste exercício, o secretário da Semef, Alfredo Paes considerou os números abaixo da expectativa. “Nossa base cadastral aumentou, lançamos 497 mil cadastros mobiliários tributáveis e nem metade pagou sua conta única com descontou ou primeira parcela”, observou. De acordo com Paes, 331,2 mil contribuintes ainda estão inadimplentes.

Alfredo Paes fez questão de frisar que as guias de pagamento do IPTU poderão ser emitidas a qualquer momento por meio do portal da Semef (http://semef.manaus.am.gov.br). Outra opção é procurar a sede do Manaus Fácil (atendimento), localizado na Rua Japurá, 488, Praça XIV, ou as bases de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). Maiores informações poderão ser obtidas nos telefones (92) 3215-4634 ou 3215-4635.

Acumulado

De janeiro a maio a receita global da Prefeitura de Manaus já superou a marca de R$ 1,2 bilhão. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi acima de 27,5%. No que diz respeito à receita própria o incremento foi de 17,5% na comparação com os cinco primeiros meses de 2011. As receitas próprias provindas do IPTU, ISSQN, ITBI e outras taxas somaram R$ 247,7 milhões.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF

Anderson Farias (92) 8842-1210