Sistema de georeferenciamento de Manaus é destaque em São Paulo

O subsecretário de TI da Semef, Raymundo Thury, durante apresentação no evento da Esri/Imagem

 

A Prefeitura de Manaus apresentou em São Paulo na última quinta-feira (27), durante evento da Esri/Imagem, os resultados do Sistema de Informações Geográficas (SIG-Manaus), implementado ao longo dos últimos três anos na capital amazonense. Organizadores e convidados do evento, que é voltado às tecnologias de georeferenciamento, se mostraram surpresos e empolgados com os avanços conseguidos em Manaus.

A Equipe de TI da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), liderada pelo subsecretário Raymundo Thury, fez demonstrações dos mapas temáticos fornecidos hoje pelo SIG-Manaus. “Esses mapas tornaram-se ferramentas fundamentais para as secretarias. A Defesa Civil do município, por exemplo, já utiliza nossa tecnologia para identificar as áreas de risco da cidade”, explicou Thury.

O subsecretário de TI da Semef também apresentou o avanço e modernidade na base cadastral do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) da Prefeitura de Manaus. “Aumentamos de 300 para 560 mil o número de cadastros, isso com acesso a histórico, planta baixa e croqui de cada imóvel. O novo sistema também nos permitiu extinguir o carnê de cobrança. Todo e qualquer contribuinte já pode emitir suas guias pela internet ou direto nos nossos postos de atendimento”, explicou o subsecretário durante o evento.

 

Avanços

Thury explicou que novos avanços já estão previstos, como por exemplo o novo portal do SIG-Manaus, onde toda a população poderá consultar os dados cadastrais de seus imóveis via web. Além disso, segundo o subsecretário, a plataforma ‘Arqgis’ do SIG ganhará a versão 10.1, que significará melhor performance, estabilidade e segurança do sistema de georeferenciamento.

“Voltamos muito satisfeitos com o evento. Recebemos muitos cumprimentos e elogios dos representantes municipais presentes. O Exército Brasileiro deverá nos fazer uma visita até o final do ano para conhecer pessoalmente nosso trabalho de georeferenciamento”, finalizou, Thury.

 .

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SEMEF

ANDERSON FARIAS (92) 8842-1210